Table of Contents
Introdução:
Quando se trata de negociação, especialmente de criptomoedas, a volatilidade é uma característica notável. Os investidores frequentemente tentam aproveitar e prever esses movimentos de preço. Um dos métodos que pode ser usado é a análise técnica e os indicadores de volatilidade de preço, como o Average True Range (ATR). Para muitos investidores, o ATR é uma ferramenta útil para conhecer e adicionar aos seus métodos de análise técnica.
O que é o Average True Range?
O Average True Range, desenvolvido por J. Welles Wilder Jr., é uma ferramenta para medir a volatilidade. Publicado pela primeira vez em 1978 no livro “Novos Conceitos em Sistemas de Negociação Técnica”, o ATR se tornou um dos indicadores de volatilidade técnica mais conhecidos.
O indicador calcula o intervalo médio de preços de ativos ao longo de um período de 14 dias. O ATR não oferece informações sobre a tendência nem indica a direção do preço, apenas mostra a volatilidade do preço durante esse período. Um ATR alto indica que a volatilidade do preço é alta em um determinado período de tempo, e um ATR baixo indica que a volatilidade do preço é baixa.
Os investidores levam em consideração essas baixas ou altas volatilidades de preço ao decidir comprar ou vender ativos durante esse período. Vale ressaltar que o ATR apenas estima a volatilidade do preço e deve ser usado apenas como uma ajuda na tomada de decisão.
Como calcular o Average True Range?
Para calcular o ATR, é necessário encontrar o maior True Range (TR) de um determinado período. Isso significa calcular três intervalos diferentes e escolher o maior:
- Subtraia o valor mais baixo do último período do valor mais alto do último período.
- O valor absoluto da subtração do preço de fechamento anterior do período mais alto (o sinal negativo é ignorado).
- O valor absoluto do resultado da subtração do preço de fechamento anterior do valor mais baixo do período mais recente.
O período pode variar dependendo do período de tempo em que o investidor está focado. Por exemplo, em criptomoedas esse período pode ser de 24 horas, enquanto em ações pode ser um único dia de negociação. O intervalo verdadeiro para cada período é calculado e somado, obtendo-se então uma média simples para determinar a média do intervalo verdadeiro ao longo de um determinado período (geralmente 14 dias).
Determinar o ATR para o período em questão permite que os investidores tenham insights sobre a volatilidade dos preços dos ativos durante esse período. O ATR é frequentemente exibido como uma linha nos gráficos. É possível notar que, à medida que a volatilidade aumenta (independentemente da direção do preço), a linha do ATR também sobe.
Por que os traders de criptomoedas usam o Average True Range?
Os traders de criptomoedas frequentemente usam o ATR para estimar a volatilidade dos preços em um período específico. O ATR é particularmente útil para criptomoedas devido à alta volatilidade observada nos mercados de criptoativos. Uma estratégia comum é usar o ATR para definir ordens de take profit e stop loss.
Ao usar o ATR dessa maneira, é possível evitar que o ruído do mercado afete suas estratégias de negociação. Se você estiver negociando uma tendência que considera de longo prazo, não desejará que a volatilidade diária encerre suas posições precocemente.
Um método típico é multiplicar o ATR por 1,5 ou 2 e, em seguida, usar esse valor para determinar a ordem de stop loss abaixo do preço de entrada. A volatilidade diária não deve atingir o preço de acionamento da sua stop loss. Se isso acontecer, é um indicativo de que o mercado está em uma queda acentuada.
Quais são as desvantagens do uso do Average True Range?
Embora o ATR ofereça vantagens aos usuários com sua adaptabilidade e detecção de mudanças de preço, ele possui duas principais desvantagens:
-
O ATR muitas vezes está aberto a interpretação. Isso pode ser uma desvantagem, pois um único valor de ATR não pode indicar claramente se a tendência mudará ou não.
-
Como o ATR mede apenas a volatilidade do preço, não informa aos investidores sobre mudanças na direção do preço de um ativo. Por exemplo, quando há um aumento repentino no ATR, alguns investidores podem acreditar que isso confirma uma tendência antiga de alta ou baixa, o que pode estar errado.
O ATR é uma ferramenta importante para muitos investidores na compreensão dos padrões de volatilidade. Como a volatilidade é um elemento importante a ser considerado ao negociar criptomoedas, esse indicador é especialmente adequado para ativos digitais. O poder do ATR está em sua simplicidade, mas se você está considerando utilizar o ATR em suas atividades de negociação, também precisa levar em consideração suas limitações.